Série especial da Consciência Negra registra história de advogados negros
Dentre os defensores, apenas 1% são negros e pertencem a grandes escritórios
Advogados negros são protagonistas do quarto episódio da série especial sobre a Consciência Negra produzida pelas jornalistas Milena Teixeira e Cynthia Martins, uma parceria da Rádio BandNews FM com o Band Notícias.
Dentre os presos, 61,7% são pretos ou pardos, mas, entre os defensores, eles são minoria.
Um levantamento feito pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade mostra que os negros representam apenas 1% dos advogados em grandes escritórios.
O defensor Joel Costa, de 32 anos, faz parte desse 1%. Ele atua na Favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro.
Costa é fundador do Instituto de Defesa da População Negra e passou boa parte da infância na favela com a família.
Saiu do lugar para não ter contato com as atividades do pai que custeou a universidade do filho com dinheiro do tráfico.
Em maio deste ano, 29 pessoas foram assassinadas na comunidade durante uma ação da polícia.
Luís Gama é a outra figura negra que tem a história registrada na série, sendo além de advogado, um abolicionista no século 19.
O Brasil tem hoje a terceira maior população carcerária do mundo, pelo menos 700 mil pessoas, segundo o Conselho Nacional de Justiça.
No mês que busca a igualdade da negritude brasileira, a Rádio BandNews FM em parceria com o Band Notícias, registra uma série de reportagens especiais que buscam a herança africana no Brasil.
Matéria publicada originalmente pela BandNews. Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal.
Postagens recomendadas
São Gonçalo: Acorda, Ministério Público!
outubro 6, 2022